Dra. Glaucia - Pediátra

Como evitar acidentes domésticos

...

Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte de crianças de 1 a 9 anos, sendo que pelo menos 90% dos casos poderia ser evitado.

Afogamento, queda, sufocação, queimaduras, choque elétrico, envenenamento por plantas e animais venenosos estão entre as principais ocorrências.

A atenção começa na escolha dos móveis da casa, devendo ser evitadas peças que tenham pontas afiadas e portas de vidro. As camas devem ter altura adequada e os berços precisam de grades de proteção.

Nas áreas externas e de lazer, é importante atentar para as condições mínimas de segurança e manter a vigilância enquanto a criança se diverte. Janelas devem ficar travadas com telas de proteção ou grades e que não se abram mais do que 15 centímetros, além de instalar grades ou portões de proteção no topo e na base das escadas.

Sobre ELETRICIDADE – é fundamental verificar se não existem fios desencapados e mantê-los isolados através de canaletas. Tomadas também devem estar devidamente cobertas com tampas apropriadas ou escondidas por móveis, além de evitar uso demasiado de 'benjamins' ou extensões, que podem provocar sobrecarga e curto-circuito na fiação. Eletrodomésticos como ventiladores, ferro elétrico, secadores de cabelo precisam estar longe do alcance de crianças.

Já sobre BRINQUEDOS – os produtos com peças muito pequenas e os elétricos com plugues, baterias, pilhas podem ser facilmente engolidos. Para brinquedos sobre rodas, como patins, patinetes e skate, é indispensável o uso de equipamentos de segurança adequados ao tamanho da criança, a exemplo do capacete.

O mais importante é manter as crianças sempre sob a supervisão de um adulto.

Espero que as dicas tenham ajudado. E não para por aqui, acompanhe nossas redes sociais e fique cada vez mais informado. Até breve!


Dra. Gláucia Eny Borges Silva Ferrari - Pediatra