Dra. Glaucia - Pediátra

Cuidados da mama durante a amamentação

...

Para evitar desconforto durante a amamentação, cuidar das mamas é indispensável.

Banho de sol nas mamas: O sol aumentará a pigmentação dos mamilos, e consequentemente sua resistência. A exposição deverá ocorrer por um tempo de 10 minutos. Durante a gestação somente a exposição dos mamilos. No pós-parto a exposição dos mamilos com a aplicação do colostro/leite na região areolomamilar. Atenção para os horários recomendados: Antes das 10 horas e após às 17 horas.

Teste de flexibilidade areolar: Antes de colocar a criança para mamar, realize este teste apertando levemente a região da aréola (parte escura da mama) para verificar se está macia. Caso a mama esteja cheia, retire um pouco de leite da aréola antes de oferecer o peito.

Hidratação da aréola e mamilo: Utilize o leite materno para hidratar os mamilos antes e depois de cada mamada.

Retirada da criança do peito: Ao término da mamada, retire o bebê do peito colocando um dedo no canto da boquinha dele para a liberação do vácuo que se forma durante a sucção, prevenindo assim a distensão do mamilo.

Massagem e ordenha de alívio: Verifique se alguma mama apresenta pontos doloridos ao término da mamada. Realize massagem na região dos pontos de dor e ordenhe o leite até perceber ausência da dor. A ordenha de conforto evita problemas como excesso de leite e inflamação nas mamas. Faça este procedimento após todas as mamadas e nos intervalos das mesmas caso apresente dor nas mamas. A massagem deve ser feita de forma circular com a palma da mão ou com todos os dedos juntos. Evite movimentos de alisamento na mama. Inicie o procedimento sempre nas proximidades da região areolar (utilizar os dedos em movimentos circular) e se necessário, para o restante da mama (utilizar a palma da mão em movimento circular).

Para realizar a ordenha, posicione o dedo polegar e indicador na linha da aréola (parte escura da mama) e faça movimentos de apertar e soltar. Evite que os dedos escorreguem da mama ou façam movimentos de ir e vir.

Espero que as dicas tenham ajudado. E não para por aqui, acompanhe nossas redes sociais e fique cada vez mais informado. Até breve!


Dra. Gláucia Eny Borges Silva Ferrari - Pediatra